EUA aprovam nova vacina contra HPV (Gardasil 9)

Os Estados Unidos aprovaram em dezembro de 2014 uma nova vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV).

Trata-se de uma vacina 9-valente recombinante para a prevenção de certas doenças causadas pelo HPV. Abrangendo nove tipos de HPV, cinco tipos a mais de HPV que a vacina usada hoje no Brasil (Gardasil), a Gardasil 9 tem o potencial de prevenir cerca de 90 por cento dos cânceres de colo de útero, vulva, vagina e câncer anal.

Gardasil 9 é uma nova vacina aprovada nos Estados Unidos para uso em meninas e mulheres com idades entre 9 a 26 anos e em meninos e adolescentes com idades de 9 a 15 anos. A vacina foi aprovada para a prevenção cânceres de colo de útero, vulva, vagina e câncer anal causados por HPV tipos 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58, e para a prevenção de verrugas genitais causadas por HPV tipos 6 ou 11.

Gardasil 9 adiciona proteção contra cinco tipos de HPV adicionais – 31, 33, 45, 52 e 58 –, que causam cerca de 20 por cento dos cânceres do colo do útero e não são cobertos por vacinas contra o HPV previamente aprovada.

Dr. Geraldo Pinheiro, Urologista e membro do Corpo Clínico da São Carlos Vacinas, esclarece que “a vacinação contra HPV demonstrou importante impacto na redução de lesões precursoras de câncer e de verrugas em vários países. No Brasil, a vacinação contra HPV se iniciou nos últimos anos e os benefícios deverão ser percebidos nas próximas gerações. Esta nova vacina com maior potencial de proteção contra o HPV é uma excelente notícia e aumenta a esperança de um futuro em que possamos ter um controle das verrugas genitais e dos cânceres de colo de útero, vulva, vagina e anal causados pelo HPV”.

Fonte: Food and Drug Administration, News Release, 10 de dezembro de 2014.

Share