Fortaleza enfrenta surto de sarampo

Fortaleza enfrenta um surto de sarampo – doença que não vinha sendo mais registrada em nossa capital há mais de 15 anos.

Segundo dados divulgados em 07 de fevereiro de 2014, através de Boletim Epidemiológico, a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará informou a existência de mais de 50 casos confirmados somente neste ano.

Os sintomas mais comuns do sarampo são febre, manchas avermelhadas na pele, tosse, coriza, conjuntivite, mal estar e perda do apetite. As complicações mais frequentes são pneumonia e otite.

O sarampo é uma doença prevenível através de vacina. No atual contexto de surto, devem ser vacinadas todas as crianças maiores de seis meses e menores de 4 anos, mas também todos os adultos que tenham dúvidas se foram vacinados na infância. A vacina é contra-indicada em gestantes e em pessoas imunossuprimidas.

Consultar um médico é aconselhável em caso de dúvida com relação a necessidade ou não de se vacinar contra sarampo. A São Carlos Vacinas possui a vacina contra sarampo e dispõe de um corpo clínico especializado para prestar informações e esclarecimentos necessários.

Share