Não há surto ou epidemia de meningite no Ceará

O Corpo Clínico da São Carlos Vacinas vem a público esclarecer que, de acordo com dados oficiais da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, não há qualquer evidência de surto ou epidemia de meningite em nosso estado.

A meningite é uma doença endêmica em nosso país e vem apresentando redução significativa do número de casos nos últimos anos graças a incorporação de vacinas importantes no calendário básico de vacinação da criança.

Vacinas como BCG, anti-pneumocócica, anti-meningocócica C e anti-Haemophilus estão no calendário vacinal brasileiro e disponíveis em toda a rede de postos de saúde do SUS. São vacinas seguras e que previnem de forma muito eficaz os principais tipos de meningite. A incorporação destas vacinas contribuiu de forma significativa para a redução do número de casos de meningites bacterianas, principalmente entre crianças.

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, com relação a doença meningocócica, não existe mudança no padrão de ocorrência este ano em nosso estado em comparação com anos anteriores. Nos cinco primeiros meses de 2012 foram confirmados 56 casos, 23 casos em 2013 e 16 casos em 2014. Este ano, até maio, foram confirmados 12 casos. O total de óbitos também teve redução de 2012 para cá. Em 2012 foram confirmados 18 óbitos, em 2013 o número caiu para oito e este ano, até maio, foram confirmados dois óbitos.

Casos isolados de meningite ocorrem em nosso estado, assim como em outras unidades da federação. A ocorrência destes casos isolados não caracteriza surto ou epidemia.

O Corpo Clínico da São Carlos Vacinas espera com esta notícia contribuir com a saúde pública prestando informações precisas e tranquilizando a população.

São Carlos Vacinas. Vacinação para toda a família.
Shopping RioMar, piso E2 – (85) 3265-2236
Hospital São Carlos, 1o andar – (85) 3244-6307

Share