Nova vacina contra gripe já disponível na São Carlos Vacinas

Fonte: São Carlos Vacinas

A São Carlos Vacinas já dispõe da nova vacina contra a gripe a ser adotada neste ano de 2014. A vacina vinha sendo ansiosamente aguardada pelos profissionais de saúde e por aqueles pacientes com indicação formal de uso.

Importada pelo laboratório Sanofi Pasteur, o lote que chegou à São Carlos Vacinas é específico para o Hemisfério Sul e é composto por uma vacina trivalente que combate as cepas H1N1, H3N2 e Influenza B. A cepa H3N2 é a responsável pela maior parte dos casos nos surtos de gripe que estão ocorrendo nos Estados Unidos e na Europa.

O Infectologista da São Carlos Vacinas, Dr. Roberto da Justa, adverte quanto à importância da vacinação contra gripe (influenza):

– Os surtos de influenza no inverno norte-americano e europeu devem nos deixar alertas, por causa da possibilidade de migração dos vírus de um hemisfério para outro. É importante que pacientes com maior chance de desenvolverem gripe grave ou complicações sejam vacinados o quanto antes. A influenza pode causar doença grave em idosos, pessoas portadoras de doenças crônicas (como obesidade, diabetes, câncer, doenças crônicas do coração, dos pulmões e dos rins), pessoas imunodeprimidas, gestantes no 2° e 3° trimestres de gravidez e recém-nascidos. Essas pessoas são consideradas grupos de maior risco para apresentar complicações da influenza, como a pneumonia, e podem precisar de atenção hospitalar quando adoecem.

Dr. Roberto da Justa esclarece ainda quanto indicação de vacinação contra gripe para quem planeja viajar para o hemisfério norte nos próximos meses:

– É preciso planejar a viagem. Quanto mais cedo se vacinar, melhor. Os anticorpos demoram cerca de duas a quatro semanas para serem plenamente produzidos e o pico da imunização ocorre cerca de três meses depois de tomada a dose.

Com relação aos profissionais de saúde, Dr. Roberto da Justa é enfático:

– Todo profissional de saúde deve se vacinar contra gripe (influenza). A vacina protege individualmente estas pessoas, além de reduzir o absenteísmo e de evitar levar gripe para os familiares. Todo profissional de saúde precisa se conscientizar disto.

A vacina contra gripe (influenza) estará disponível no Sistema Único de Saúde somente a partir do dia 22 de abril.

Share