Vacinação contra HPV na rede pública a partir de março de 2014

A vacinação de meninas de 11 a 13 anos contra o papiloma vírus humano (HPV) na rede pública de saúde de todo o país começa em março de 2014. O anúncio foi feito em janeiro último pelo Ministério da Saúde e representa uma medida de grande impacto para a saúde pública.

O HPV é uma das principais causas de câncer de colo de útero, o terceiro tipo mais frequente de câncer entre as mulheres, atrás apenas do câncer de mama e do câncer de cólon e reto. O vírus é transmitido através de relações sexuais por meio do contato direto com a pele ou mucosas infectadas. O vírus também pode ser transmitido de mão para filho no momento do parto.

A meta do governo é imunizar 80% de um total de 5,2 milhões de meninas. A vacina estará disponível nos postos de saúde da rede pública. A vacina utilizada será a quadrivalente, recomendada pela OPAS e pela OMS, que oferece proteção contra 4 subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18).

O médico urologista Geraldo Pinheiro ressalta a importância da medida e acrescenta: “A vacina contra HPV quadrivalente também previne contra verrugas genitais e contra câncer de pênis, estando indicada também para rapazes dos 9 aos 26 anos em esquema de 3 doses”.

Share