Vacinas anti-pneumocócicas reduzem hospitalizações por pneumonia entre crianças americanas

Novas evidências científicas reforçam a importância e o benefício da incorporação das vacinas anti-pneumocócicas conjugadas no calendário vacinal infantil.

O novo estudo que corrobora este avanço foi realizado por pesquisadores do Vanderbilt University Medical Center, Nashville, no estado do Tennessee, Estados Unidos (Wiese AD, et al. Emerging Infectious Diseases 2016 22(6);1109). Pesquisadores analisaram dados hospitalares do estado do Tennessee no períodode 1998 a 2013.

Durante este período, as vacinas antipneumocócicas conjugadas 7 valente (PCV7) e 13 valente (PCV13) foram introduzidas de forma sequenciada no calendário vacinal. A PCV7 foi introduzida no ano de 2000 e a PCV13 no ano de 2010. Todas as altas hospitalares de pessoas com < 18 anos de idade cujo diagnóstico primário foi pneumonia foram identificadas neste período. O estudo concluiu que as taxas de hospitalização por pneumonia entre pessoas com menos de 18 anos diminuíram durante o período de estudo, coincidindo com a introdução das vacinas anti-pneumocócicas conjugadas no calendário vacinal infantil. A diminuição foi mais acentuada nas crianças com menos de 2 anos de idade adequadamente vacinadas. O estudo na íntegra, com tabelas e gráficos ilustrativos, pode ser acessado na área científica deste site. Veja: http://saocarlosvacinas.com.br/cientifico/

Share