Medicina do Viajante

Nos dias atuais, as pessoas estão constantemente viajando, seja para turismo ou a trabalho. Neste contexto, surge a preocupação com os deslocamentos, sejam aéreos, terrestres ou marítimos, que fazem com que as pessoas estejam em risco de eventual adoecimento.

Os riscos de adoecimento durante uma viagem podem ser influenciados pela idade, sexo, estado de saúde, local de destino, duração da viagem, além de outros.

Um Serviço de Medicina do Viajante tem como objetivo diminuir os riscos de aquisição de doenças durante viagens, garantindo maior segurança aos que chegam ou partem de algum lugar. Em todo o mundo, esta área de assistência médica vem sendo desenvolvida há cerca de 15 anos, e, no Brasil desde 2000.

São necessários, durante viagens, cuidados com as pessoas em condições ou necessidades especiais, como recém-nascidos, gestantes, idosos ou pessoas com doenças pré-existentes ou outras situações de saúde que necessitem de acompanhamento médico frequente. Nesses casos, são fundamentais o aconselhamento médico e precauções especiais, assim como informação adequada sobre vacinação prévia, profilaxias e serviços médicos disponíveis no destino da viagem.

A Medicina do Viajante é de uma área da medicina que tem por objetivo orientar os viajantes na prevenção de possíveis problemas de saúde, segundo a região e o tipo de viagem planejada, uma vez que, para cada destino, haverá sempre um conjunto de riscos diferente.

A São Carlos Vacinas dispõe de profissionais médicos altamente qualificados para atender e aconselhar aqueles que pretendem viajar com segurança e tranquilidade. Para agendar uma consulta com os médicos da São Carlos Vacinas basta telefonar para (85) 3244-6307, entre 8:00 e 18:00h.