Difteria / tétano / coqueluche (acelular) reforço – dTpa-R

1. Apresentação
A vacina adsorvida difteria, tétano, pertussis (acelular) reforço – dTpa-R é apresentada em seringa monodose de 0,5 ml.

2. Composição
É composta por 2 unidade internacionais (UI) de toxóide diftérico, 20 UI de toxóide tetânico, 8 mcg de toxóide pertussis, além de hemaglutinina filamentosa e pertactina, hidróxido de alumínio hidratado e fosfato de alumínio.

3. Indicação
A vacina é indicada para a vacinação de reforço contra difteria, tétano e coqueluche em indivíduos a partir de 4 anos de idade. Destina-se à prevenção, e não ao tratamento.

4. Contraindicação
A vacina adsorvida difteria, tétano, pertussis (acelular) reforço – dTpa-R é contraindicada nas situações gerais referidas no tópico 2 da Parte IV do Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação do Ministério da Saúde.

A vacina adsorvida difteria, tétano, pertussis (acelular) reforço – dTpa-R também é contraindicada nas seguintes situações específicas:
• Pessoas com alergia conhecida a qualquer componente da fórmula (ver o item Composição) ou que já tenham apresentado sinais de alergia após administração de vacinas contra difteria, tétano ou coqueluche.
• Pessoas que já tenham apresentado quadro neurológico de causa desconhecida nos sete dias seguintes ao uso de vacina que contém pertussis. Nestas circunstâncias, a vacinação contra pertussis deve ser descontinuada e o curso de vacinação deve continuar com as vacinas contra difteria e tétano.
• Pessoas que tenham apresentado temporariamente baixa contagem de plaquetas (células que atuam na coagulação do sangue, evitando, por exemplo, sangramento excessivo) ou complicações neurológicas após vacinação anterior contra difteria e/ou tétano.

Notas:
 A .

 A .

5. Esquema, dose e volume
Em edição:

Notas:
 E

 

6. Via de administração
A vacina é administrada por via intramuscular profunda.

Notas:
 A .

7. Conservação
A vacina deve ser conservada entre +2ºC e +8ºC (sendo ideal +5ºC), não podendo ser congelada. O congelamento provoca a perda de potência e/ou forma agregados e/ou aumenta o risco de eventos adversos.